Ocorreu no dia 17/02, no Centro de Formação da Figueira da Foz, da Escola da Guarda, em Portugal, a cerimônia de abertura do 2º Curso de Investigação de Crimes em Ambiente Rodoviário (CICAR), o qual conta com a participação, nesta edição, do major PM Gustavo Dubou, comandante do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar. A Solenidade foi presidida pelo Coronel António José Cardoso Valente, 2º Comandante da Escola da Guarda.
O curso CICAR é uma subespecialização da especialização em Investigação Criminal Operativa, cujo objetivo é equipar os militares com habilidades técnico-profissionais para a investigação de delitos cometidos em estradas, no contexto da missão da Guarda Nacional Republicana. O curso possui uma duração total de 290 aulas, e se desenvolverá ao longo de 11 semanas.
Ao participar do CICAR, os militares adquirem competências para exercer, com precisão técnica, a atividade de Inteligência Criminal, focada na investigação de delitos em estradas, dentro das atribuições e missões da GNR.