VOCÊ ESTÁ AQUI: Inicial > Notícias > [ATUALIZADO] Alterações no tráfego das rodovias estaduais em razão das chuvas
[ATUALIZADO] Alterações no tráfego das rodovias estaduais em razão das chuvas
VRS-826, KM 09, em Alto Feliz.
ERS-448, na Serra, está com bloqueio total e terá emergência decretada para acelerar recuperação da pista.

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram interrupções parciais e totais em algumas rodovias estaduais. Confira abaixo as alterações registradas nas rodovias administradas pelo Daer.

Serra Gaúcha

Com bloqueio total após a queda de uma das pistas no km 39, a ERS-448 terá emergência decretada para agilizar as obras de recuperação do pavimento. De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o trecho foi vistoriado e, no momento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está definindo a solução técnica para a rodovia. "Estamos trabalhando paralelamente nos estudos e nos trâmites para o decreto", ressalta. "Uma vez classificada como emergência, poderemos contratar os serviços de recomposição da estrada com mais rapidez do que em um processo licitatório convencional."

Por enquanto, os motoristas que se deslocam de Veranópolis a Nova Roma do Sul devem utilizar a ERS-437. Para os que partem de Farroupilha, a orientação é seguir até Antônio Prado pela ERS-122, acessar a cidade e, então, pegar a ERS-437 e a ERS-448 para chegar a Nova Roma do Sul.

Além disso, o  trânsito está em meia pista no quilômetro 11 da ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, devido à queda de barreira.  Aos usuários que necessitam deslocar-se da Região Metropolitana até a cidade de Bento Gonçalves, recomeda-se seguir pela ERS-122 até Farroupilha, e posteriormente utilizar a RSC-453 em direção à Bento Gonçalves. Alertamos que as fortes chuvas também deterioraram em menor escala o asfalto da ERS-122 entre São Vendelino e Farroupilha, assim não está descartada a presença de buracos no trecho, cabendo aos usuários reduzir a velocidade e dirigir com muita cautela.

No Km 9 da  ERS-431, entre o entroncamento da BRS-470, em Bento Gonçalves, e São Valentim do Sul, há apenas uma faixa liberada, as outras duas estão bloqueadas também por queda de barreira. No km 13 da rodovia o tráfego encontra-se totalmente interrompido, em razão do acúmulo de água na pista, que alcançou a altura de 1 metro na manhã desta quarta-feira (8).

VRS-826, na altura do Km 09, o asfaltou cedeu por conta do grande volume de chuvas e o trânsito entre as cidades de Farroupilha é Alto Feliz está totalmente interrompido. Os usuários que necessitam se deslocar entre essas cidades devem seguir via ERS-122 até Bom Princípio (Grupo Rodoviário da Polícia), após utilizar a ERS-452 e seguir até o acesso à VRS-826. O tráfego entre as cidades de Feliz e Alto Feliz, via VRS-826, está liberado.

Região Metropolitana

Na ERS-020, em Gravataí, o trânsito está em meia pista no Km 26 - distrito de Morungava, devido à erosão da água sobre a pista.

Região de Passo Fundo

Na VRS-817,  o trânsito está interrompido no km 9, na ponte sobre o Arroio Butiá, em Espumoso, devido à cheia do rio.

Região de Cruz Alta

Outro ponto em que ocorreu a interdição total é na RSC-377, em Cruz Alta. O bloqueio ocorreu nesta terça-feira (07)  na ponte sobre o Arroio Passo Novo, em razão da erosão do aterro. Equipes do DAER já atuam no local para resolução do problema.

Região de Lajeado

ERS-129 está com o tráfego interrompido em vários pontos - Foto: arquivo DaerA ERS-129 está com o tráfego interrompido em cinco pontos em razão do transbordamento do Rio Taquari e seus afluentes: km 9 e km 10, entre Mariante e Bom Retiro; km 13 e km 14, ente Bom Retiro e Estrela; e no Km 50, entre Estrela e Colinas, onde há um desvio por via municipal.

Também há bloqueio na ERS-130, nos km 29 e 31, entre General Câmara e Mariante, e no km 48, entre Mariante e Cruzeiro do Sul.

Região de Palmeira das Missões

A ERS-569, em Barra Funda/RS,  está totalmente interditada na Ponte sobre o Rio da Várzea (conhecida como ponte da Barra Funda), no km 28,88, devido à cheia do rio.

Texto: Divulgação Daer