VOCÊ ESTÁ AQUI: Inicial > Notícias > Operação integrada desarticula organização criminosa que furtava cargas de grãos
Nesta terça-feira (28/7), o Comando Rodoviário da Brigada Militar, por meio do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (1°BRBM), apoiou à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), de São Luiz Gonzaga, na operação que desmantelou uma organização criminosa que atuava há mais de cinco anos na região Sul do Brasil, furtando cargas de grãos.

As investigações apuraram que o grupo criminoso investia dinheiro na compra de veículos, caminhões e imóveis na região de Ijuí e Cruz Alta. As ações criminosas causaram prejuízos que superam bilhões de reais, segundo estimativas extra oficiais da empresa APISUL - Reguladora de Sinistros Ltda, cooperativas agrícolas e os pequenos silos estão entre as principais vítimas do grupo.

Na ação desta madrugada, que teve desfecho em Cruz Alta, os indivíduos foram flagrados no exato momento que começavam a descarregar a carga de grãos de arroz que seria vendida com notas frias, sendo surpreendidos por equipes da Polícia Civil, Comando Rodoviário da Brigada Militar (1° BRBM), Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Alto Jacuí (16º BPM) e Polícia Rodoviária Federal.

A carga desviada e recuperada na operação policial foi avaliada em R$120 mil e devolvida para a empresa, vítima do golpe. Durante a operação, ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas e casas de suspeitos, nos municípios de Cruz Alta e Ijuí. As investigações ainda pretendem identificar o patrimônio auferido pelo grupo criminoso, para que as cooperativas, silos e empresas lesadas sejam ressarcidas.

Na operação, nove pessoas foram presas e autuadas pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e organização criminosa e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e posterior ao Presídio de Cruz Alta.

Comunicação Social do 1° BRBM.