VOCÊ ESTÁ AQUI: Inicial > Notícias > CRBM participa de operação conjunta com a PF em área indígena
Inicio do Conteudo
CRBM participa de operação conjunta com a PF em área indígena
O Comando Rodoviário da Brigada Militar participa da operação integrada desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (4/9), os policiais do CRBM realizam o congelamento nas rodovias do entorno. Na operação, estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão preventiva em Água Santa, município do norte do RS. Os alvos são índios caingangues. 

A ação conjunta em Água Santa também conta com a participação de Batalhões da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), ao todo são mais de 300 policiais.

O pequeno município que tem cerca de 4 mil habitantes, convive há dois meses com brigas, emboscadas, pedradas e incêndio de casas. Dois grupos caingangues disputam o poder por uma área de 600 hectares onde vivem 500 indígenas. Ocorreram até agora mais de 70 brigas entre caingangues dentro e fora da aldeia. Três indígenas já foram baleados e três casas foram incendiadas. 

Após todos os incidentes a Funai pediu providências à Polícia Federal, que obteve ordens judiciais para cumprir mandados na reserva indígena.

As buscas realizadas na operação integrada nesta manhã, têm o objetivo de coibir e cessar a violência na região e a retomada da normalidade na aldeia e no município, além da coleta de informações e provas que auxiliem na identificação dos autores e partícipes dos crimes. Até o momento 18 pessoas foram presas e quatro armas de fogo apreendidas.

Comunicação Social do CRBM.

Twitter
Facebook