VOCÊ ESTÁ AQUI: Inicial > Notícias > 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar realiza operação no final de semana para coibir aglomerações
Com foco na fiscalização do trânsito, aglomerações e no combate ao avanço do Covid-19, o 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3ºBRBM), realizou uma operação integrada que iniciou sexta-feira e encerrou na manhã desta segunda-feira (08/3). Articulada com outros órgãos de segurança e trânsito das esferas municipal e estadual, o 3ºBRBM atuou para reforçar a presença nos 2,4 mil quilômetros de rodovias estaduais, principalmente nas vias que levam até o litoral norte Gaúcho.

O objetivo da operação realizada no final de semana, foi ampliar as abordagens para evitar condutas que mais causam acidentes graves, como ultrapassagem indevida e direção sob efeito de álcool, além da fiscalização redobrada para evitar aglomeração de pessoas que possam propagar o avanço dos casos do Covid-19, conforme prevê o decreto estadual. Na ação, os cuidados com os equipamentos de proteção individual dos policiais militares também foram ampliados.

Foram vistoriados estabelecimentos situados às margens das rodovias estaduais, intensificado o patrulhamento para evitar aglomerações de pessoas e veículos e realizadas barreiras educativas para conscientizar os motoristas e passageiros sobre os cuidados e medidas a serem adotados para a prevenção da disseminação do Coronavírus durante os deslocamentos.

Nas operações realizadas nas regiões da Serra Gaúcha, Litoral Norte, Região Metropolitana, Região das Hortênsias, Vale do Paranhana, Vale do Rio dos Sinos e Vale do Caí, foram parceiros e atuaram junto com 3ºBRBM, as Guardas Municipais, Batalhões de Polícia Militar, fiscais das prefeituras e Vigilância Sanitária.

O efetivo abordou 3.261 pessoas, cerca de 2.200 mil veículos e vistoriou 7 estabelecimentos. Foram lavrados 1079 autos de infração de trânsito,  além de oito prisões. Um estabelecimento foi notificado e fechado na ERS-389, km 20, em Osório, pois o restaurante é considerado ponto de alimentação para trabalhadores, e no local haviam outros clientes.

Em todos os locais onde foram realizadas as operações integradas as pessoas foram orientadas e advertidas quanto as normas vigentes e dispersadas dos locais públicos.

Comunicação Social do 3º BRBM.
Texto: Sd Sacha
Fotos: Sd Diogo, Sd Chalmes e Sd Soares